• Bee Mel

Vídeo: Como é e como funciona uma colmeia por dentro

Os sistemas de organização e defesa de um enxame são fascinantes; conheça por dentro de onde moram as abelhas


As abelhas se organizam de forma eficiente, prática e higiênica. Cada espaço da colmeia tem uma função, e todas trabalham para que nenhuma doença ou praga invada seus favos, ninhadas e cheguem até a abelha rainha.


Como funciona uma colmeia de abelhas

Numa colmeia de abelhas, existem três tipos de abelhas: as abelhas rainhas, os machos zangões, e as abelhas operárias. Se queres saber como funciona uma colmeia de abelhas, continua a ler.


As abelhas rainha são fêmeas férteis, com a capacidade de pôr centenas de ovos diariamente. Os zangões são as únicas abelhas macho, tendo a função de fecundar as abelhas rainha. Estas abelhas têm como única função a procriação, morrendo após a fecundação da rainha.


As abelhas operárias constituem a quase totalidade das abelhas de uma colmeia, tendo a função de criar e alimentar as larvas, e claro, recolher o pólen e produzir os favos de cera e o mel. Estas são as únicas abelhas com estruturas corporais (patas especializadas e aparelho bocal) apropriadas para recolher o pólen e o néctar das flores. Logo, são as únicas abelhas que realizam estas funções. 


Dia-a-dia de uma colmeia de abelhas

Os zangões fecundam as abelhas rainha, que por sua vez, põem milhares de ovos. Estes ovos irão transformar-se em larvas, sendo alimentados pelas abelhas operárias mais jovens, com geleia real. Por usa vez, as abelhas operárias saem para recolher o pólen das flores. Este pólen, devido à ação de uma enzima no corpo da abelha, transforma-se em mel, que é depois depositado nos favos. Este mel é guardado para a alimentação diária da colônia de abelhas, mas também, como reserva para o inverno.


Assista ao vídeo que mostra como é dentro de uma colmeia:

Veja também:

+ Receitas com mel

Organização máxima!

Fontes: Ciência Natureza

0 visualização

ACOMPANHE NOSSA PRODUÇÃO PELAS REDES SOCIAIS

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon