top of page
  • Foto do escritorBee Mel

Rotten: série da Netflix mostra que boa parte do mel consumido no mundo não é puro

Episódio "Não tão doce" explica como funciona o mercado internacional de falsificadores de mel, que tem a China como o principal player

A conta não fecha: enquanto a demanda por mel cresce consideravelmente a cada ano, a produção cai por causa do Distúrbio do Colapso das Abelhas, como é chamado o fenômeno ainda inexplicado do desaparecimento de enxames inteiros sem deixar nenhum rastro. A série Rotten, original da Netflix, aborda no episódio "Não tão doce" como boa parte desse mercado usa produtos falsificados e os consumidores não sabem que o mel que não é puro.


Milhares de contêineres deixam a China e outros países da Ásia cheios de mel falso rumo aos mercados compradores como os Estados Unidos, Canadá, América Latina e Europa. Esses países fazem rigorosos testes de DNA, resíduos, umidade e adulterações nas amostras. Entretanto, os chineses sempre conseguem descobrir novas substâncias indetectáveis nas análises, como o xarope de arroz.


Ainda no episódio, o roteiro aborda como as abelhas são importantes para a sustentabilidade do planeta. Elas estão sumindo de forma surpreendente nos EUA: de acordo com Rotten, cerca de 50% dos enxames simplesmente sumiram. As causas apontadas são o uso continuo de agrotóxicos, monoculturas de espécies que não produzem tanto néctar, rádio frequência, doenças favorecidas pelo aquecimento global como fungos e bactérias, além da varroa, praga que parece um carrapato e ataca as abelhas. Além dos danos ambientais, os prejuízos econômicos também são sentidos, quando culturas como amêndoa e maçã têm quebras nas safras, pois dependem de polinização desses insetos.


O documentário reforça a importância do trabalho do apicultor como guardião desses bichinhos tão importantes para a natureza e para o homem. Entre os ensinamentos da série está o quão importante é comprar de produtores de confiança, que fazem o manejo sustentável do apiário e que oferece o melhor mel puro de abelhas. Conheça a origem do mel que você come!


Vale a pena assistir!

Já viu? O que achou? Deixa seu comentário aqui embaixo :)


3.020 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page