• Bee Mel

Veja como foi a última colheita da Bee Mel em 2020

Conheça os bastidores da Bee Mel no nosso apiário de migração em Barro Duro (PI)


Por Teresa Raquel Bastos



Para encerrar nossas atividades de 2020 (ufa, acabou!), tivemos a última colheita de mel em nosso apiário de migração em Barro Duro, Piauí, no último dia 11 de dezembro. Não é sempre que conseguimos ter mel nessa época de fim de seca, mas o B-R-O-Bró acabou mais cedo nesse ano louco, o que fez com que as flores desabrochassem mais cedo. Colhemos pouquinho, porém um mel maravilhoso!


Conseguimos preservar a maioria das nossas colmeias nesses apiários migratórios. Perdemos onze, sendo boa parte para ataques de traça, a principal praga que atinge nossa criação. Elas conseguem se instalar principalmente em enxames mais fracos ou novos, que ainda não têm muitas abelhas para combater a invasão.


A colheita

O sabor do mel é bastante intenso e gastronômico. Dessa vez tivemos a companhia do especialista em vinhos Antônio Sales para degustar nossa colheita e tentar identificar aromas e sabores do mel, como se faz com a bebida.


Segundo ele, o mel do lote de dezembro tem notas de baunilha e no final um toque amarguinho que lembra muito o gosto do caramelo de pudim. Dá só uma olhada no que ele disse ao provar essa belezura:



E nem pense que esses sabores são artificiais! A mistura vem das abelhas, que nessa época visitam flores variadas que conferem um "terroir" piauiense para o mel. Lá no apiário temporário (que utilizamos apenas durante a temporada seca) há uma plantação de eucalipto abandonada na propriedade vizinha e as caixas são instaladas dentro de áreas de reserva florestal, que tem apenas mata virgem e conservada. Logo, o mel tem um pouco de néctar de cada espécie por lá.


A região de Barro Duro (PI) é salpicada de árvores nativas que florescem sem um pingo de chuva como a candeia, a faveira e o pau-d'arco (ou ipê, como também é chamado). É por essa florada diversa e resistente à seca que levamos nossas abelhas para lá, em uma viagem por mais de 360 km. No nosso apiário de Novo Santo Antônio (PI), não brota nada, e se não migrarmos as abelhas, elas morrem de fome e sede.


Confira um pouco como foi a nossa colheita:




O lote tem quantidade limitada e já está em estoque na embalagem de 250g. Garanta o seu entrando em contato com a gente!


Saiba mais sobre o dia a dia da nossa produção seguindo a gente no Instagram: @beemelpiaui


12 visualizações0 comentário

ACOMPANHE NOSSA PRODUÇÃO PELAS REDES SOCIAIS

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon