top of page
  • Foto do escritorBee Mel

O favo de mel é comestível?

Dúvida sobre engolir ou não a cera de abelhas é frequente entre os que amam se deliciar com a iguaria


Por Teresa Raquel Bastos



Consumir mel em seu estado mais natural é um luxo para poucos. Com o desaparecimento das abelhas, o produto já é raro. Quem tem um pé em alguma área rural pode associar a experiência a memórias da infância. Eu mesma sempre comia favo de mel que meu pai trazia depois do manejo no apiário, então é um afago no peito sempre que como um pedaço.


Foi dessa lembrança que decidimos vender o favo de mel em pote na Bee Mel. Queria que mais pessoas tivessem acesso a essa iguaria. Tem vendido bem e os clientes gostam bastante (especialmente o da florada do marmeleiro - nosso Mel de Ouro do Piauí <3).

O favo de mel é rico em carboidratos e antioxidantes. Também contém traços de vários outros nutrientes. Seu principal componente é o mel bruto, que oferece pequenas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, mas 95-99% dele é açúcar e água.


Com o sucesso, recebemos a pergunta frequente dos clientes: posso engolir a cera do favo de mel? É comestível? Como comer favo de mel?


A resposta é SIM! Pode engolir a cera de abelhas que fica na boca ao mastigar o favo de mel. Isso porque a cera utilizada por apicultores responsáveis é natural, ou seja, feita pelas próprias abelhas, que utilizam até nove quilos de mel para produzir um quilo de cera. Por não fazer mal à saúde, a cera de abelhas é utilizada no revestimento de frutas para aumentar sua durabilidade de forma natural.

Como comer favo de mel

  • Escolha favo de mel de apicultores confiáveis e de áreas de produção livres de agrotóxicos. É provável que encontre o favo de mel em uma loja local de alimentos saudáveis ou no mercado de agricultores, embora também possa comprá-lo online. Com a gente te garantimos favos do campo à mesa, sem processos artificiais. (Temos delivery em Teresina)

  • Ao escolher o favo de mel, tenha em mente que quanto mais escuro o mel, mais ricos são os seus compostos benéficos, como os antioxidantes.

  • O favo de mel pode ser usado como adoçante em sobremesas caseiras – ou em cima de panquecas, papas de aveia ou iogurte. Algumas pessoas também gostam do favo de mel com saladas doces e salgadas, ao lado de frutas, charcutaria ou queijos envelhecidos.

  • O único alerta é quanto a quantidade. Em alguns casos, comer muitos favos de mel pode causar obstruções no estômago. Para minimizar o risco de isso acontecer, basta simplesmente cuspir a cera. Aqueles que contam calorias devem ter em mente que existem 328 kcal por 100 g de favo de mel.

Comendo favos de mel

Corte o favo em um pedaço de tamanho que dê para morder. Coloque na boca e masque como se fosse um chiclete. Isso vai liberar todo o mel. Você pode comer a cera, se quiser, ou removê-la depois que não houver mais mel.

Benefícios do favo de mel

  • A imunidade aumenta, o desenvolvimento frequente de doenças dos brônquios é impedido;

  • O estado de saúde em rinite e artrite é facilitado;

  • Há um efeito calmante e alívio da depressão;

  • As gengivas tornam-se mais fortes, pois são facilmente massageadas e impregnadas com componentes terapêuticos;

  • Para quem deseja, é mais fácil parar de fumar devido à higienização da boca;

  • Melhora a ressaca mais rapidamente e combate a dependência do álcool;

  • Uma perda de peso pode ocorrer com a mastigação sistemática de 2-3 pedaços de favos de mel com cera por dia, o que ajuda a reduzir o apetite.

  • Dentes livres da placa;

  • Efeito benéfico como prevenção de cáries ao comer favos mais de 2 vezes por semana.

Então você pode engolir a cera do favo de mel, sim. Não tem problema!


Me conta aqui nos comentários se você gosta de favo de mel!

12.730 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page