• Bee Mel

O favo de mel é comestível?

Dúvida sobre engolir ou não a cera de abelhas é frequente entre os que amam se deliciar com a iguaria


Por Teresa Raquel Bastos



Consumir mel em seu estado mais natural é um luxo para poucos. Com o desaparecimento das abelhas, o produto já é raro. Quem tem um pé em alguma área rural pode associar a experiência a memórias da infância. Eu mesma sempre comia favo de mel que meu pai trazia depois do manejo no apiário, então é um afago no peito sempre que como um pedaço.


Foi dessa lembrança que decidimos vender o favo de mel em pote na Bee Mel. Queria que mais pessoas tivessem acesso a essa iguaria. Tem vendido bem e os clientes gostam bastante (especialmente o da florada do marmeleiro - nosso Mel de Ouro do Piauí <3).

Veja também: Favo de mel: experiência gastronômica única e já rara

O favo de mel é rico em carboidratos e antioxidantes. Também contém traços de vários outros nutrientes. Seu principal componente é o mel bruto, que oferece pequenas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, mas 95-99% dele é açúcar e água.


Com o sucesso, recebemos a pergunta frequente dos clientes: posso engolir a cera do favo de mel? É comestível? Como comer favo de mel?


A resposta é SIM! Pode engolir a cera de abelhas que fica na boca ao mastigar o favo de mel. Isso porque a cera utilizada por apicultores responsáveis é natural, ou seja, feita pelas próprias abelhas, que utilizam até nove quilos de mel para produzir um quilo de cera. Por não fazer mal à saúde, a cera de abelhas é utilizada no revestimento de frutas para aumentar sua durabilidade de forma natural.

Você também vai gostar: reportagem sobre a Bee Mel na Revista Globo Rural

Como comer favo de mel

  • Escolha favo de mel de apicultores confiáveis e de áreas de produção livres de agrotóxicos. É provável que encontre o favo de mel em uma loja local de alimentos saudáveis ou no mercado de agricultores, embora também possa comprá-lo online. Com a gente te garantimos favos do campo à mesa, sem processos artificiais. (Temos delivery em Teresina)

  • Ao escolher o favo de mel, tenha em mente que quanto mais escuro o mel, mais ricos são os seus compostos benéficos, como os antioxidantes.

  • O favo de mel pode ser usado como adoçante em sobremesas caseiras – ou em cima de panquecas, papas de aveia ou iogurte. Algumas pessoas também gostam do favo de mel com saladas doces e salgadas, ao lado de frutas, charcutaria ou queijos envelhecidos.

  • O único alerta é quanto a quantidade. Em alguns casos, comer muitos favos de mel pode causar obstruções no estômago. Para minimizar o risco de isso acontecer, basta simplesmente cuspir a cera. Aqueles que contam calorias devem ter em mente que existem 328 kcal por 100 g de favo de mel.

Comendo favos de mel

Corte o favo em um pedaço de tamanho que dê para morder. Coloque na boca e masque como se fosse um chiclete. Isso vai liberar todo o mel. Você pode comer a cera, se quiser, ou removê-la depois que não houver mais mel.

Clique para ver: Médicos apostam em adesivo de cera de abelha e mel para tratar pé diabético

Benefícios do favo de mel

  • A imunidade aumenta, o desenvolvimento frequente de doenças dos brônquios é impedido;

  • O estado de saúde em rinite e artrite é facilitado;

  • Há um efeito calmante e alívio da depressão;

  • As gengivas tornam-se mais fortes, pois são facilmente massageadas e impregnadas com componentes terapêuticos;

  • Para quem deseja, é mais fácil parar de fumar devido à higienização da boca;

  • Melhora a ressaca mais rapidamente e combate a dependência do álcool;

  • Uma perda de peso pode ocorrer com a mastigação sistemática de 2-3 pedaços de favos de mel com cera por dia, o que ajuda a reduzir o apetite.

  • Dentes livres da placa;

  • Efeito benéfico como prevenção de cáries ao comer favos mais de 2 vezes por semana.

Então você pode engolir a cera do favo de mel, sim. Não tem problema!


Me conta aqui nos comentários se você gosta de favo de mel!

10,316 visualizações3 comentários