top of page
  • Foto do escritorBee Mel

Estamos testando a produção de favo direto no pote. Vem ver!

Método é menos invasivo e mais sustentável e, com isso, tem maior valor agregado ao mel convencional. Confira como estamos reproduzindo a técnica em nosso apiário no Piauí e os resultados até agora


Um tempo atrás, pesquisando na internet, encontrei no Pinterest um método de produção de favo de mel direto no pote. Ou seja, a colheita já acontece na própria embalagem, sendo ainda menos invasora que o manejo sustentável da colmeia. Achei que fosse ideia de gringo, até que encontrei esse vídeo de um brasileiro explicando o passo a passo e mostrando que a técnica é possível com as nossas abelhas, sim! E que ainda agrega valor à produção apícola com um produto mais natural e raro.

Falei com o meu pai, o apicultor Wener Bastos, e concluímos que era possível reproduzir a ideia. Enviamos as medidas para o marceneiro e depois de pronto instalamos no apiário. Primeiramente as medidas não deram certo e sobraram sobre a caixa, mas tentamos mesmo assim reduzindo o número de potes. Estamos viabilizando inicialmente 20 unidades, em uma colmeia forte e já em altíssima produção.

Cerca de dez dias depois retornamos ao apiário e as abelhas estavam produzindo dentro dos potes, selando as extremidades com própolis, como esperado. Os alvéolos também já estavam sendo trabalhados para receber o mel. O meu pai gravou um vídeo para mim explicando o andamento do teste de produção de favos diretamente no pote e compartilho aqui com vocês:


É importante que o teste seja feito em uma colmeia forte o suficiente para expandir o trabalho para os jarros. Elas são guiadas pelas ceras naturais alveoladas instaladas dentro dos potes, que atraem as operárias para produzirem lá também. Nossa florada de 2018 está sendo muito boa e farta, com o marmeleiro carregado de néctar, então quanto mais espaço para melificarem, melhor. Elas estão agradecendo a fartura, porque inicialmente as chuvas demoraram para chegar esse ano, batendo na trave e não chovendo no apiário. Suplementamos a alimentação e a hidratação do enxame e conseguimos ter força para aguentar até as primeiras chuvas. Tardaram mas vieram, e a natureza respondeu com força e excelente produção.


Fizemos a primeira colheita de mel e favos entre os dias 10 e 15 de março. Em breve nosso estoque estará de volta e você poderá desfrutar dessa experiência gastronômica incrível que são os favos de mel.


Assine a nossa newsletter no rodapé da página e receba atualizações

da florada em primeira mão! ;)



Nessa ida ao apiário aproveitamos também para registrar nosso trabalho de produção e manejo apiário sustentáveis. Aos poucos vamos postando as fotos lindas feitas pelo fotógrafo piauiense Irakerly Filho que com certeza vão passar a nossa mensagem como apicultores.


Até a próxima!

336 visualizações0 comentário
bottom of page